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Consumidor deve ter motivação clara antes de contratar cartão de crédito

A pessoa deve olhar suas necessidades e saber o quanto está disposta a pagar por tal serviço”

Autor: Gladys Ferraz MagalhãesFonte: InfoMoney

Antes de contratar o primeiro cartão de crédito, o consumidor deve ter claro o que o levou a querer o plástico. Ao menos este é o conselho do presidente da Boanerges & Cia Consultoria em Varejo Financeiro, Boanerges Ramos Freire.

De acordo com ele, para se escolher o melhor cartão, primeiramente, é preciso saber do que se precisa. “O cartão é um produto multifacetado. A pessoa deve olhar suas necessidades e saber o quanto está disposta a pagar por tal serviço”.

O coordenador do curso de Gestão Financeira da FGV (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Teixeira, concorda, mas acrescenta que, antes de optar por ter um cartão, a pessoa precisa ter um bom planejamento financeiro.

“O cartão é uma tentação. Então, a pessoa precisa estar com as finanças em dia, ter um bom planejamento financeiro para não extrapolar e vir a se endividar”, adverte Teixeira.

Taxas
Além das próprias finanças, na hora de contratar um cartão, o consumidor deve procurar observar as taxas de juros e o valor da anuidade. A primeira, dizem os especialistas, é importante porque revela quanto a pessoa irá pagar, caso precise de um financiamento.

Já a anuidade pode variar conforme os serviços agregados ao cartão, os quais o consumidor deve avaliar bem para não gastar dinheiro à toa, uma vez que de nada adianta ter um cartão que dá direito a milhas, se a pessoa não tem o hábito de viajar, por exemplo.

De modo geral, os valores praticados nos cartões de crédito são bem parecidos. Contudo, cartões emitidos por varejistas podem trazer taxas de manutenção menores do que as cobradas nos plásticos emitidos por bancos ou administradoras locais.

Neste caso, entretanto, alerta Teixeira, o consumidor deve estar ciente de que o cartão pode ter algumas restrições de aceitação.

Gastos
No geral, explica Boanerges, um cartão de crédito com aceitação no território nacional tem taxa de manutenção média de R$ 50, enquanto que os internacionais ficam em torno de R$ 150.

Contudo, este valor, esclarece, varia conforme o perfil e os serviços agregados ao cartão.